Ábaco Escolar
Em todo o mundo, os ábacos têm sido utilizados na educação
infantil e na educação básica como uma ajuda ao ensino do sistema numérico e da
aritmética. Nos países ocidentais, uma tábua com bolas similar ao ábaco russo
mas com fios mais direitos e um plano vertical tem sido comum.
O tipo de ábaco aqui mostrado é vulgarmene utilizado para
representar números sem o uso do lugar da ordem dos números. Cada bola e cada
fio tem exactamente o mesmo valor e, utilizado desta maneira, pode ser
utilizado para representar números acima de 100.
A vantagem educacional mais significante em utilizar um ábaco, ao
invés de bolas ou outro material de contagem, quando se pratica a contagem ou a
adição simples, é que isso dá aos estudantes uma ideia dos grupos de 10 que são
a base do nosso sistema numérico. Mesmo que os adultos tomem esta base de 10
como garantida, é na realidade difícil de aprender. Muitas crianças de 6 anos
conseguem contar até 100 de seguida com somente uma pequena consciência dos
padrões envolvidos.
Usos pelos
deficientes visuais
Um ábaco
adaptado, inventado por Helen Keller e chamado de Cranmer,
é ainda utilizado por deficientes visuais. Um pedaço de fabrico suave ou
borracha é colocado detrás das bolas para não moverem inadvertidamente. Isto
mantém as bolas no sítio quando os utilizadores as sentem ou manipulam. Elas
utilizam um ábaco para fazer as funções matemáticas multiplicação, divisão,
adição, subtracção, raíz quadrada e raíz cúbica.
Embora
alunos deficientes visuais tenham beneficiado de calculadoras falantes, o uso
do ábaco é ainda ensinado a estes alunos em idades mais novas, tanto em escolas
públicas como em escolas privadas de ensino especial. O ábaco ensina
competências matemáticas que nunca poderão ser substituídas por uma calculadora
falante e é uma ferramenta de ensino inportante para estudantes deficientes
visuais. Os estudantes deficientes visuais também completam trabalhos de
matemática utilizando um escritor de Braille e de código Nemeth (uma espécie de
código Braille para a matemática), mas as multplicações largas e as divisões
podem ser longas e difíceis. O ábaco dá a estudantes deficientes visuais e
visualmente limitados uma ferramenta para resolver problemas matemáticos que
iguala a velocidade dos seus colegas sem problemas visuais utilizando papel e
lápis. Muitas pessoas acham esta uma máquina útil durante a sua vida.
Curiosidades
Foi
mostrado que alunos chineses conseguem fazer contas complexas com um ábaco,
mais rapidamente do que um ocidental equipado com uma moderna calculadora
electrônica. Embora a calculadora apresente a resposta quase instantaneamente.
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