quinta-feira, 6 de setembro de 2012


   Possibilidades de intervenções no processo inicial da construção do conceito de número.

   Como na escrita, o conceito inicial para que a criança aprenda construção do conceito de número também tem de ser significativo para ela.
   Então, cabe ao professor, apresentar a criança de maneira lúdica e significativa à construção do conceito numérico. Este primeiro contato com esta construção deve antes de tudo estar dentro da realidade do aluno, para isso é preciso que o professor tenha conhecimento das estruturas cognitivas, dos estágios de desenvolvimento, dos sete processos mentais básicos para a aprendizagem matemática e das especificidades de cada faixa etária.  É através deste conhecimento que ele irá entender como se dá o processo de aprendizagem do aluno, observando assim não apenas o acerto, mas também, de que forma o aluno erra, pois o erro estar diretamente ligado a como o aluno aprende. O professor é o grande responsável pelo sucesso na aprendizagem do aluno, pois é a partir dos materiais didáticos, das atividades que irá selecionar e propiciar ao seu aluno que se determinará o sucesso ou fracasso do mesmo. É ainda importante lembra também que as atividades devem ser adequadas para cada faixa etária, para que aluno consiga fazer a construção deste conceito de forma satisfatória. Tais atividades não devem estar nem muito aquém, nem muito além das reais possibilidades de aprendizagem de seus alunos, pois poderá desmotivá-lo ao aprendizado.
   Desta forma vemos que não é apenas o estado de maturação cognitiva em que o aluno se encontra a única determinante para o desenvolvimento inicial da construção do conceito do número, mas da forma como o professor ensina e intervém criando possibilidades e propiciando experiências significativas para desenvolver as habilidades matemáticas de seus alunos.

Bibliografia: Lourenzato, Sergio.educação infantil e percepção matemática. Editora Autores associados

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