Possibilidades de intervenções no processo inicial da
construção do conceito de número.
Como na escrita, o conceito inicial para que
a criança aprenda construção do conceito de número também tem de ser
significativo para ela.
Então, cabe ao professor, apresentar a
criança de maneira lúdica e significativa à construção do conceito numérico.
Este primeiro contato com esta construção deve antes de tudo estar dentro da
realidade do aluno, para isso é preciso que o professor tenha conhecimento das
estruturas cognitivas, dos estágios de desenvolvimento, dos sete processos
mentais básicos para a aprendizagem matemática e das especificidades de cada
faixa etária. É através deste
conhecimento que ele irá entender como se dá o processo de aprendizagem do aluno,
observando assim não apenas o acerto, mas também, de que forma o aluno erra,
pois o erro estar diretamente ligado a como o aluno aprende. O professor é o
grande responsável pelo sucesso na aprendizagem do aluno, pois é a partir dos
materiais didáticos, das atividades que irá selecionar e propiciar ao seu aluno
que se determinará o sucesso ou fracasso do mesmo. É ainda importante lembra também
que as atividades devem ser adequadas para cada faixa etária, para que aluno
consiga fazer a construção deste conceito de forma satisfatória. Tais
atividades não devem estar nem muito aquém, nem muito além das reais
possibilidades de aprendizagem de seus alunos, pois poderá desmotivá-lo ao
aprendizado.
Desta forma vemos que não é apenas o estado
de maturação cognitiva em que o aluno se encontra a única determinante para o
desenvolvimento inicial da construção do conceito do número, mas da forma como
o professor ensina e intervém criando possibilidades e propiciando experiências
significativas para desenvolver as habilidades matemáticas de seus alunos.
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