quarta-feira, 7 de novembro de 2012


Plano de aula

Resolver problemas de divisão

Objetivo
Resolver problemas de divisão com diferentes procedimentos numéricos.

Série: 4º  e  5° anos 

Faixa etária: entre  9  e 10 anos

Conteúdos
- Resolução de problemas.
- Discussão de procedimentos.
- Organização retangular.

Tempo estimado
Duas aulas

Desenvolvimento

1ª etapa
            Proponha o seguinte problema para ser resolvido em duplas: uma padaria fabrica 180 tortas por dia e as entrega em 15 filiais, de modo a que todas recebam a mesma quantidade. Quantas tortas cada filial recebe?
            As crianças podem resolver esse problema de diversas maneiras. Uma delas é fazer desenhos, representando as 180 tortas e as 15 filiais, unindo as com setas. A grande quantidade de tortas dificulta esse tipo de procedimento, tornando-o cansativo e pouco seguro. Esse é um ponto que pode ser colocado em discussão, caso muitos alunos ainda o utilizem. Outra maneira de as crianças resolverem o desafio é utilizar a adição, estimado uma quantidade para cada filial.
            Elas experimentam uma quantidade hipotética, repetindo-a 15 vezes, e vão ajustando-a conforme o resultado.

2ª etapa
            Discuta com os estudantes os procedimentos adotados. É provável que os alunos de 4º e 5º anos utilizem recursos aditivos e multiplicativos para resolver o problema. Se for esse o caso, compare e eleja o mais seguro e econômico.

            Proponha um novo problema para ser resolvido em duplas: um cinema tem 250  poltronas. Se são 10 fileiras, quantas poltronas há por fileiras?
            Sugira que todos utilizem cálculos numéricos para resolver o problema, já que ele envolve números altos e os desenhos seriam inviáveis. Se julgar necessário, pergunte, por exemplo, se contar de 10 em 10 ajudaria no cálculo.

4ª etapa
            Peça que alguns alunos expliquem os procedimentos utilizados. Analise as características, as regularidades e as relações com o sistema de numeração das multiplicações por 10.

Avaliação
            Faça a tabulação das estratégias usadas pelos alunos, observando os avanços obtidos por eles. Verifique quais passaram a utilizar outros procedimentos diferentes da representação gráfica.
            Esses resultados serão importantes no planejamento das próximas aulas e na definição das intervenções posteriores.


Referencias Bibliografia:
Consultoria Priscila Monteiro
Fonte Proposta adaptada do livro
Ensinar Matemática na Educação Infantil e nas Séries Iniciais - Análise e Proposta, de Mabel Panizza e outros.
Revista Nova Escola
Edição Especial
Planos de Aulas Matemática.




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