Plano de aula
Resolver problemas de
divisão
Objetivo
Resolver problemas de
divisão com diferentes procedimentos numéricos.
Série: 4º e 5° anos
Faixa etária: entre 9 e 10 anos
Conteúdos
- Resolução de
problemas.
- Discussão de
procedimentos.
- Organização
retangular.
Tempo
estimado
Duas aulas
Desenvolvimento
1ª
etapa
Proponha o seguinte problema para ser resolvido em
duplas: uma padaria fabrica 180 tortas por dia e as entrega em 15 filiais, de
modo a que todas recebam a mesma quantidade. Quantas tortas cada filial recebe?
As crianças podem resolver esse problema de diversas maneiras.
Uma delas é fazer desenhos, representando as 180 tortas e as 15 filiais, unindo
as com setas. A grande quantidade de tortas dificulta esse tipo de
procedimento, tornando-o cansativo e pouco seguro. Esse é um ponto que pode ser
colocado em discussão, caso muitos alunos ainda o utilizem. Outra maneira de as
crianças resolverem o desafio é utilizar a adição, estimado uma quantidade para
cada filial.
Elas experimentam uma quantidade hipotética, repetindo-a
15 vezes, e vão ajustando-a conforme o resultado.
2ª
etapa
Discuta com os estudantes os procedimentos adotados. É
provável que os alunos de 4º e 5º anos utilizem recursos aditivos e
multiplicativos para resolver o problema. Se for esse o caso, compare e eleja o
mais seguro e econômico.
Proponha um novo problema para ser resolvido em duplas:
um cinema tem 250 poltronas. Se são 10
fileiras, quantas poltronas há por fileiras?
Sugira que todos utilizem cálculos numéricos para
resolver o problema, já que ele envolve números altos e os desenhos seriam
inviáveis. Se julgar necessário, pergunte, por exemplo, se contar de 10 em 10
ajudaria no cálculo.
4ª
etapa
Peça que alguns alunos expliquem os procedimentos utilizados.
Analise as características, as regularidades e as relações com o sistema de numeração
das multiplicações por 10.
Avaliação
Faça a tabulação das estratégias usadas pelos alunos,
observando os avanços obtidos por eles. Verifique quais passaram a utilizar
outros procedimentos diferentes da representação gráfica.
Esses resultados serão importantes no planejamento das
próximas aulas e na definição das intervenções posteriores.
Referencias
Bibliografia:
Consultoria
Priscila Monteiro
Fonte Proposta adaptada
do livro
Ensinar Matemática na
Educação Infantil e nas Séries Iniciais - Análise e Proposta, de Mabel Panizza
e outros.
Revista Nova Escola
Edição Especial
Planos de Aulas
Matemática.
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