Seis sugestões para a sala de aula
1. Ao estimular o
cálculo mental, deixe que os alunos
usem papel e lápis, sobretudo no início do trabalho.
usem papel e lápis, sobretudo no início do trabalho.
Para entender uma estratégia, nada melhor do que
registrá-la passo a passo.
registrá-la passo a passo.
2. Cálculo mental não é
fazer contas de cabeça utilizando os
procedimentos tradicionais,mas sim buscar
alternativas de cálculo
mais confortáveis.
3. A repetição
exagerada de exercícios não ajuda a desenvolver
o cálculo mental. Por isso, listas intermináveis de contas
são de evitar.
o cálculo mental. Por isso, listas intermináveis de contas
são de evitar.
4. Os procedimentos de
cálculo mental devem ser frutos de
descobertas pessoais. Por isso, estimule a troca de ideias
entre seus alunos.
descobertas pessoais. Por isso, estimule a troca de ideias
entre seus alunos.
5. Não se faz cálculo
mental sem o domínio da tabuada e de
operações básicas, como adicionar dois números
quaisquer
menores do que dez.
menores do que dez.
6. Não exija resoluções com tempo marcado. A
velocidade nos
cálculos deve ser uma consequência e não um objetivo.
cálculos deve ser uma consequência e não um objetivo.
Referencias
bibliográficas:
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