quarta-feira, 7 de novembro de 2012


Seis sugestões para a sala de aula



1. Ao estimular o cálculo mental, deixe que os alunos 
usem papel e lápis, sobretudo no início do trabalho.
 Para entender uma estratégia, nada melhor do que 
registrá-la passo a passo. 

2. Cálculo mental não é fazer contas de cabeça utilizando os 
procedimentos tradicionais,mas sim buscar alternativas de cálculo 
mais confortáveis.

3. A repetição exagerada de exercícios não ajuda a desenvolver
 o  cálculo mental. Por isso, listas intermináveis de contas
 são de evitar.

4. Os procedimentos de cálculo mental devem ser frutos de
 descobertas pessoais. Por isso, estimule a troca de ideias
 entre seus alunos.

5. Não se faz cálculo mental sem o domínio da tabuada e de 
operações básicas, como adicionar dois números quaisquer 
 menores do que dez.

6.  Não exija resoluções com tempo marcado. A velocidade nos
 cálculos deve ser uma consequência e não um objetivo.

Referencias bibliográficas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário