RESENHA – A CRIANÇA E O NÚMERO DE CONSTANCE KAMII.
A CRIANÇA E O NÚMERO DE CONSTANCE KAMII
O
livro de Constance kamii tenta mostrar através de experiências de Piaget, que é
referencial teórico da autora, as ideias da construção de número em crianças de
diferentes faixas etárias.
Segundo
a autora a internalizarão do conceito de número depende do nível mental que
Jean Piaget nomeia como reversibilidade que é a capacidade de fazer e desfazer
mentalmente a mesma operação. Para ele a criança não pode conceituar
adequadamente o número, até que seja capaz de conservar quantidade, tornar
reversíveis as operações, classificar e seriar. Assim a criança constrói no seu
intelecto, a noção de número.
No
livro também estão colocadas algumas das questões cruciais que desafiam
especialistas, professores e pais em relação á aquisição e ao uso do conceito
de número pelas crianças de 4 a 7 anos. A criança nessa faixa etária é capaz de
desenvolver várias habilidades necessárias à construção da noção de número,
como por exemplo: observar, contar, calcular, classificar e seriar. A partir
dessas capacidades ela poderá ter condições de construir o número, conseguindo
realizar atividades que demonstrem as quantidades. Enfatiza ainda que uma
criança ativa e curiosa não aprende matemática memorizando, repetindo e
exercitando, mas resolvendo situações – problema, enfrentando obstáculos
cognitivos e utilizando os conhecimentos que sejam frutos de sua inserção
familiar e social.
Kamii
afirma que o meio ambiente proporciona muitas coisas que indiretamente,
facilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico- matemático. E as crianças de
nível socioeconômico médio alto desenvolvem-se mais rapidamente do que as de
baixa renda, e as que vivem na cidade, mais rápido que as das zonas rurais.
O
conhecimento matemático deve ser apresentado aos alunos como historicamente
construído e em permanente evolução. Os recursos didáticos como jogos, livros,
calculadoras, computadores e outros materiais tem um papel importante no
processo de aprendizagem. A autora mostra ainda a aplicação de jogos no auxilio
á aprendizagem e fixação dos conceitos matemáticos tem por objetivo fazer com
que o aluno aprenda e construa os conceitos matemáticos através dos jogos, e
assim proporciona a evolução do processo de aprendizagem da criança.
Referencias
Bibliografia:
revistaescola.abril.com.br/.../pensar-matematico-428559.shtml
andersonhigo.blogspot.com/2009/.../resenha-crianca-e-o-numero.ht...
www.pedagogiaaopedaletra.com/.../resenha-do-livro-a-crianca-e-o-n...
Nenhum comentário:
Postar um comentário