quarta-feira, 7 de novembro de 2012


RESENHA – A CRIANÇA E O NÚMERO DE CONSTANCE KAMII.

A CRIANÇA E O NÚMERO DE CONSTANCE KAMII

O livro de Constance kamii tenta mostrar através de experiências de Piaget, que é referencial teórico da autora, as ideias da construção de número em crianças de diferentes faixas etárias.
Segundo a autora a internalizarão do conceito de número depende do nível mental que Jean Piaget nomeia como reversibilidade que é a capacidade de fazer e desfazer mentalmente a mesma operação. Para ele a criança não pode conceituar adequadamente o número, até que seja capaz de conservar quantidade, tornar reversíveis as operações, classificar e seriar. Assim a criança constrói no seu intelecto, a noção de número.
No livro também estão colocadas algumas das questões cruciais que desafiam especialistas, professores e pais em relação á aquisição e ao uso do conceito de número pelas crianças de 4 a 7 anos. A criança nessa faixa etária é capaz de desenvolver várias habilidades necessárias à construção da noção de número, como por exemplo: observar, contar, calcular, classificar e seriar. A partir dessas capacidades ela poderá ter condições de construir o número, conseguindo realizar atividades que demonstrem as quantidades. Enfatiza ainda que uma criança ativa e curiosa não aprende matemática memorizando, repetindo e exercitando, mas resolvendo situações – problema, enfrentando obstáculos cognitivos e utilizando os conhecimentos que sejam frutos de sua inserção familiar e social.
Kamii afirma que o meio ambiente proporciona muitas coisas que indiretamente, facilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico- matemático. E as crianças de nível socioeconômico médio alto desenvolvem-se mais rapidamente do que as de baixa renda, e as que vivem na cidade, mais rápido que as das zonas rurais.
O conhecimento matemático deve ser apresentado aos alunos como historicamente construído e em permanente evolução. Os recursos didáticos como jogos, livros, calculadoras, computadores e outros materiais tem um papel importante no processo de aprendizagem. A autora mostra ainda a aplicação de jogos no auxilio á aprendizagem e fixação dos conceitos matemáticos tem por objetivo fazer com que o aluno aprenda e construa os conceitos matemáticos através dos jogos, e assim proporciona a evolução do processo de aprendizagem da criança.


Referencias Bibliografia:
revistaescola.abril.com.br/.../pensar-matematico-428559.shtml

andersonhigo.blogspot.com/2009/.../resenha-crianca-e-o-numero.ht...

www.pedagogiaaopedaletra.com/.../resenha-do-livro-a-crianca-e-o-n...




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